TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS

Aqui você encontrará as respostas para as dúvidas mais comuns a respeito dos Fios Russos e da Metodologia Beramendi de rejuvenescimento facial.

Caso você não encontre a resposta procurada, envie sua pergunta para o e-mail duvidas@in-dermo.com.br para resposta imediata.



OS FIOS
A AÇÃO LIFTING DOS FIOS
INDICAÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES
PRÉ-OPERATÓRIO
O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO
PÓS-OPERATÓRIO


  os fios

DE QUE MATERIAL É FEITO O FIO RUSSO BERAMENDI?

Trata-se de um fio de polipropileno inabsorvível, não biodegradável, biocompatível e de forte resistência. Ou seja, ele não é absorvido, não provoca reação alérgica, não é rejeitado pelo organismo e resiste a grandes tensões, além de ser o único fio que não causa retração dos tecidos.

São essas características que tornam há décadas o fio de sutura de polipropileno (fio liso) amplamente usado nas mais diversas especialidades da clínica cirúrgica. Este material é aprovado por todas as Agências de Saúde mundiais.

voltar ao topo da página




TODOS OS FIOS DE DERMOSUSTENTAÇÃO SÃO FIOS RUSSOS?

Não. Os únicos e legítimos Fios Russos são os desenvolvidos pelo Dr. Beramendi e distribuídos por In-Dermo Ind. Com. Ltda. O Fio Russo Beramendi é o único registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA - sob o No.80163090001.

Nenhum outro fio eventualmente em circulação no mercado brasileiro possui tal registro, sendo, por isso, vedadas sua comercialização e utilização.

Na ocasião de seu tratamento de correção de flacidez facial ou corporal, solicite ao médico que ele apresente a embalagem original do Fio Russo e o Manual de Utilização que a acompanha.

A Lei 636076 - (DOU 24/24/09/76) - Art. 12 - estabelece que "Nenhum dos produtos que trata esta Lei, inclusive os importados, poderá ser industrializado, exposto à venda ou entregue ao consumo antes de registrado no Ministério da Saúde".

Caso outro fio que não o Fio Russo tenha sido implantado em seu rosto ou corpo, consulte um advogado especializado em causas médicas. Para mais informações, ver seção Certificados Anvisa, neste site.

voltar ao topo da página



PARA QUE TANTOS TIPOS DE FIOS E DE GARRAS?

Desenvolvidos pelo Departamento de Bioengenharia da In-Dermo, cada um dos sete tipos de garras - dupla-dupla, dupla-falhada, cônica, ortogonal, plana, placa de sutura e T de sustentação - da família de Fios Russos Beramendi oferece uma determinada força de tração e de sustentação em mm2 de tecido flácido.

A associação de diferentes fios num mesmo procedimento - segundo os protocolos estabelecidos pelo Dr. Beramendi - permite o Lifting Volumétrico Personalizado. Isto é, em função das características do rosto, do grau de flacidez e do volume de gordura, o cirurgião associa diferentes tipos de fios.

É justamente a soma das forças de tração e de sustentação de cada um desses fios que garante a otimização do lifting. Por isso, a face volta a apresentar os volumes e os relevos típicos da juventude sem correr o risco de desfiguração.

voltar ao topo da página



PARA QUE SERVEM OS FIOS DE AUTO-SUSTENTAÇÃO E OS FIOS COM PLACA DE SUTURA?

Os fios de auto-sustentação (garras dupla convergência, cônico, triplo) erguem e sustentam a gordura facial graças às garras que se "aparafusam" no tecido adiposo.

Os fios com placa de sutura também são dotados de garras de dupla convergência, cônicas e planas e T de tração, e foram desenhados para permitir aos cirurgiões plásticos fios com maiores forças de tração e sustentabilidade.

Por serem suturados na gálea ou na aponeurose, eles ficam mais imunes à força da gravidade e ao processo de decadência dos tecidos.

Os fios com placa de sutura são, por exemplo, os únicos que oferecem forças de tração e sustentação capazes de corrigir a assimetria facial nos casos de paralisia facial tardia.

voltar ao topo da página



  A AÇÃO LIFTING DOS FIOS

POR QUE O SISTEMA DE FIOS RUSSOS BERAMENDI ERGUE A PELE DO ROSTO?

A conjugação de três fatores garante o efeito lifting aos fios e metodologia desenvolvidos pelo cirurgião plástico e pesquisador Dr. José A. E. Beramendi. Confira:

  1. - O Sistema de Fios Russos Beramendi é dotado de segmentos de garrinhas que correm em sentidos opostos e em direção do centro do fio. Quando a malha de fios é implantada na gordura superficial profunda - jamais no músculo! -, as garrinhas se prendem firmemente no tecido adiposo, como um parafuso, devido ao movimento de rotação imprimido à cânula (implantação helicoidal). Enquanto o segmento de garras (dupla-dupla, cônica, plana, tripla, ortogonal e T) da metade inferior do fio implantado traciona e eleva a gordura e a pele que estavam flácidas, o segmento de garras superiores sustenta e mantém os tecidos erguidos nos sítios de onde eles haviam escorregado, garantindo o Lifting Volumétrico Facial.

  2. - Como a trajetória e a tração exercidas pelas garrinhas do Fio Russo Beramendi correm no sentido póstero-superior facial (para o alto e para os lados) - segundo os Vetores de Rejuvenescimento Facial -, tanto a camada de gordura quanto a pele que a recobre são reposicionados na mesma direção. Por isso, a face volta a se erguer e a desafiar a gravidade.

  3. - A ação de elevação dos tecidos flácidos é ainda potencializada pela reação normal do organismo em querer expulsar todo corpo estranho que nele é introduzido. Além de formar uma capa protetora (encapsulamento) em torno do Fio Russo Beramendi - ancorando-o firmemente ao tecido adiposo -, o próprio organismo vai erguendo ainda mais a região tratada ao tentar expulsar o fio. Assim, o fio se torna um ligamento de sustentação dos tecidos.

voltar ao topo da página



NÃO HÁ RISCO DE FICAR SOBRANDO PELE?

Não, porque à semelhança de uma luva, a pele acompanha a camada de gordura reposicionada, acomodando-se perfeitamente ao novo volume facial.

Mas, em caso de excesso de pele flácida na região do pescoço, por exemplo, o cirurgião plástico pode associar à técnica de fios uma pequena ressecção de tecidos no entorno ou atrás da orelha.

Como qualquer técnica, também o Lifting Volumétrico Facial com Fios tem suas indicações e contra-indicações. Somente o cirurgião plástico poderá avaliar se o procedimento com fios - integral ou complementar - é indicado para seu caso.

voltar ao topo da página



POR QUE O LIFTING COM FIO RUSSO É IMEDIATO E CONTÍNUO?

Ao se levantar da mesa de procedimento, o paciente já pode ver os resultados: o rosto livre do peso de muitos e muitos anos. Razão: diferentemente do que sucede com o Lifting Cirúrgico tradicional (ritidoplastia), o resultado estético do Lifting Volumétrico com Fio Russo Beramendi é imediato porque ao ser implantado em seu vetor de rejuvenescimento, cada fio imediatamente se prende à gordura facial, erguendo-a e reposicionando-a em seu sítio original. Por isso o resultado é imediato: o rosto volta a apresentar os volumes e contornos juvenis, que ganham ainda mais realce com o passar do tempo.

Isso ocorre porque o processo de rejuvenescimento não estaciona apenas no resultado imediato que encanta os pacientes. O rejuvenescimento facial é contínuo por cerca de cerca de nove meses - tempo que o organismo leva para encapsular definitivamente o fio, que se transforma num ligamento de sustentação dos tecidos.

Os pacientes relatam a sensação de ter o rosto em permanente processo de elevação, sem qualquer incômodo. Essa sensação é a certeza do rejuvenescimento progressivo.

voltar ao topo da página



É VERDADE QUE O RESULTADO DO LIFTING COM OS FIOS POLIPROPILENO DE DUPLA CONVERGÊNCIA® É IMEDIATO?

Ao se levantar da mesa de procedimento, o paciente já pode ver os resultados: o rosto livre do peso de muitos e muitos anos. O incômodo cirúrgico é mínimo e os tecidos faciais erguidos pelos ligamentos de sustentação dos Fios Polipropileno voltam a ganhar o contorno e o volume desaparecidos. Quanto mais o tempo passa, mais o resultado positivo se acentua.

voltar ao topo da página



POR QUANTO TEMPO O ROSTO PERMANECE JOVEM?

Os resultados clínicos do Dr. Beramendi comprovam que o Lifting Volumétrico Facial apresenta durabilidade igual ou superior ao do lifting tradicional (ritidoplastia): cerca de 3 anos ou mais.

voltar ao topo da página



E QUANDO VENCE O PRAZO DE VALIDADE? O QUE FAZER?

À medida que a idade avança, o tempo e a Lei da Gravidade continuam a provocar usuras em nosso corpo. Por isso, nenhuma técnica de rejuvenescimento estético pode garantir resultados permanentes e definitivos: nada detém o processo de envelhecimento facial.

A longevidade dos benefícios conquistados no lifting com Fio Russo Beramendi varia segundo as características biológicas individuais e o gerenciamento dos fatores de envelhecimento externos (exposição solar, efeito sanfona de regimes de emagrecimento, cigarro, estados de alma depressivos e enfermidades, problemas de sono, alimentação não saudável...).

No entanto, caso alguma região volte a "desabar", novos fios podem ser implantados em minicorreções de efeitos ainda mais sutis e naturais.

No caso de o cirurgião ter implantado Fios Russos com T e Placa de Sutura, o envelhecimento ainda é mais retardado, pois os fios suturados na aponeurose ou na gálea permanecem firmemente ancorados.

voltar ao topo da página



  INDICAÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES

QUEM PODE SE BENEFICIAR DO LIFTING COM FIO RUSSO?

Embora não haja idade mínima, o procedimento de correção da flacidez facial com Fio Lifting® é indicado para

  • Pessoas a partir dos 30 anos de idade (início da flacidez).

  • " Refrescar"um lifting cirúrgico tradicional (ritidoplastia).

  • Quem não pode se submeter a lifting tradicional.

  • Idosos (até 80 anos), diabéticos e cardiopatas.

  • Pessoas com peles brancas, morenas, negras e orientais.

voltar ao topo da página



QUEM NÃO PODE?

Embora apenas o cirurgião esteja capacitado a indicar ou não o lifting com fios, a técnica não é recomendada para os casos abaixo:

  • Rosto com excesso de gordura facial.

  • Rosto com volume facial de gordura insuficiente (raro).

  • HIV positivo (medicação causa atrofia da gordura facial).

  • Pele extremamente vincada por sulcos e rugas (resultado satisfatório se associado com peeling e/ou ressecção de pele).

  • Excesso de pele flácida (possibilidade de associar ritidoplastia com malha de fios).

voltar ao topo da página



  PRÉ-OPERATÓRIO

QUAIS OS EXAMES E PROVIDÊNCIAS NO PRÉ-OPERATÓRIO?

  • Hemograma completo e coagulograma. Mas, dependendo do estado clínico do paciente, o cirurgião pode pedir exames complementares.

  • Fotografia pré-cirúrgica (na clínica).

  • Face sem creme ou maquiagem no dia do procedimento.

  • Jejum (mínimo de 6 horas) para procedimento com anestesia (geral, local ou sedação).

voltar ao topo da página



  O PROCEDIMENTO CIRÚRGICO

PRECISO ME INTERNAR POR QUANTO TEMPO?

Apenas algumas horas. O procedimento é do tipo ambulatorial, isto é, a alta acontece cerca de uma hora após a implantação da malha de fios, já que se trata de um procedimento cirúrgico minimamente invasivo.

No entanto, o lifting com fios deve ser realizado em ambiente cirúrgico, com todas as precauções de assepsia e por cirurgião capacitado na técnica Beramendi de correção da flacidez via Vetores de Rejuvenescimento Facial.

Os resultados somente serão altamente satisfatórios quando for observado o plano de implantação correto, o número de fios indicado para cada região facial e a implantação segundo os Vetores de Rejuvenescimento Facial.

voltar ao topo da página



A TÉCNICA DE IMPLANTAÇÃO DOS FIOS LIFTING® É DOLOROSA?

Não. Os trajetos de implantação dos Fios Russos Beramendi recebem solução anestésica local. Assim, o paciente não sente desconforto quando a cânula percorre o trajeto de implantação, nem quando o fio é implantado.

Além disso, o cirurgião também pode dar ao paciente uma sedação leve, que o mantem acordado e diminui grandemente a ansiedade.

O pós-operatório também não é doloroso.

voltar ao topo da página



ONDE O FIO É IMPLANTADO? ELE PODE FICAR VISÍVEL OU SER SENTIDO AO TOQUE?

O Fio Russo Beramendi é implantado na camada profunda do tecido adiposo facial (acima do SMAS) com torção helicoidal.

Alojado na camada de gordura, o fio não causa elevações ou depressões na superfície da face, não sendo detectado ao olho, nem sentido ao toque.

Não se pode identificar quem fez o procedimento nem mesmo durante a mímica facial mais expressiva (risos, contrações, choro...).

voltar ao topo da página



QUANTOS FIOS SÃO NECESSÁRIOS E QUAL A DURAÇÃO DO PROCEDIMENTO?

A duração do procedimento vai depender do número de fios a serem implantados. A grande vantagem do Lifting Volumétrico com Fio Russo é que se pode refrescar todo o rosto ou apenas as áreas envelhecidas. Assim, cada face recebe, por área de tratamento, o seguinte número de fios:

  • Terço Superior - lifting do arco e da cauda das sobrancelhas (1 a 2 fios).

  • Terço Médio - lifting e harmonização do centro da face (4 fios).

  • Terço Inferior - lifting e restauração da linha da mandíbula (3 fios).

  • Pescoço - lifting e redução da papada (2 fios).

O lifting completo incluindo o pescoço exige de 9 fios, e o procedimento tem duração máxima de 60 minutos.

voltar ao topo da página



POR QUE SÃO NECESSÁRIOS NOVE FIOS?

Para se erguer os tecidos ptosados (flácidos) deve-se respeitar os vetores anatômicos do rejuvenescimento facial que são radiais no terço superior (fronte), verticais no terço médio (centro da face e região bucal) e bilaterais oblíquos no terço inferior (pescoço).

Todo lifting que não obedeça aos parâmetros citados acima não soluciona o problema ou tem vida efêmera.

voltar ao topo da página



O FIO RUSSO TAMBÉM CORRIGE AS PÁLPEBRAS FLÁCIDAS E AS BOLSAS DE GORDURA SOB OS OLHOS?

Não. Mas é comum que durante o procedimento de implantação dos Fios Russos também sejam feitas tais correções cirúrgicas para se obter uma melhor harmonização da face. Como a elevação da cauda da sobrancelha também ergue a pálpebra superior, na maioria das vezes a blefaroplastia (cirurgia de pálpebra) não é mais necessária.

voltar ao topo da página



O FIO RUSSO BERAMENDI CORRIGE O SULCO NASOLABIAL E O BIGODE-CHINÊS?

Para tratar o rosto vincado em profundidade pelo sulco nasolabial, o cirurgião recorre à técnica de ressecção subcutânea com Fio Dissector de Aço Beramendi.

Esse fio descola da camada profunda da derme a área superficial do sulco nasolabial.

Assim, a pele do entorno do sulco fica livre para ser erguida pelos três fios implantados no terço médio facial.

À semelhança da técnica de implantação, a ressecção com Fio Dissector de Aço é procedimento indolor, sem corte ou sangramento, e realizado em poucos minutos.

Esta técnica também é usada para liberar as rugas frontais e glabelares profundas. O bigode-chinês (marionnette lines) é atenuado ou desaparece pela ação da malha de fios implantada.

Caso seja necessário, o cirurgião poderá complementar o tratamento com aplicação de enxerto de gordura autóloga ou alguma substância de preenchimento.

voltar ao topo da página



PODEM OCORRER EDEMA, HEMATOMA E PROBLEMAS DE CICATRIZAÇÃO?

Não, pelas seguintes razões:

  • Cicatriz - O implante do Fio Russo Beramendi dispensa o bisturi e, portanto, não há corte dos tecidos moles ou rompimento de vasos. Os pontos de entrada e de saída da cânula-guia na pele se fecham imediatamente, sem deixar vestígios, à semelhança do que ocorre quando se toma uma injeção. Por isso, o tratamento com Fio Russo Beramendi é indicado para todos os tons de pele (clara, morena, negra) e para peles orientais, por não provocar cicatrização hipertrófica (quelóide).

  • Edema, hematoma, sangramento - A cânula para implantação do fio perfura a pele e os tecidos subcutâneos que receberam uma solução anestésica formulada para contrair os vasos. Por isso, o sangramento é inexpressivo, o que evita o risco de hematoma (manchas roxas) e de edema (inchaço). Em pacientes com fragilidade capilar poderão ocorrer discretos edemas ou hematomas, que desaparecem na primeira semana pós-implantação.

voltar ao topo da página



HÁ RISCO DE INFECÇÃO?

Esse risco é inexistente devido aos cuidados de assepsia exigidos pelo procedimento cirúrgico. E para garantir total tranqüilidade, o cirurgião receita antibiótico e antiinflamatório por cinco dias.

voltar ao topo da página



O IMPLANTE PODE LESAR ALGUM NERVO FACIAL?

Nenhum nervo importante corre o risco de ser atingido durante o procedimento. Embora raro, algum fio na vizinhança de filete nervoso secundário pode provocar ligeira sensibilidade que, em geral, desaparece no decorrer do primeiro mês pós-procedimento.

voltar ao topo da página



HÁ PERIGO DE OCORRER ASSIMETRIA OU DE O VOLUME FACIAL FICAR IRREGULAR?

O procedimento de implantação da malha de Fios Russos Beramendi é realizado segundo os Vetores Anatômicos de Rejuvenescimento Facial, que são marcados numa face e espelhados na outra. Graças a esse protocolo rígido de implantação evita-se o risco de assimetria.

Importante: Há casos em que as bolsas de gordura erguidas pela malha de fios ficam um pouco proeminentes nos primeiros 30 dias. Isso é normal, pois os tecidos precisam deste período para se distribuir uniforme e harmonicamente pela região tratada.

voltar ao topo da página



A PELE PODE FICAR ENRUGADA?

Não. A pele se acomoda naturalmente à elevação da camada de gordura, sem gerar dobras, rugas ou esgarçamentos.

voltar ao topo da página



  PÓS-OPERATÓRIO

QUANTO TEMPO TEREI DE FICAR EM CASA, EM RECLUSÃO?

O lifting com Fio Russo Beramendi livra o paciente de um pós-operatório doloroso, dos hematomas, dos edemas e de semanas de reclusão. Ao término do procedimento, o rosto recebe uma máscara de contenção de fita micropore para dificultar a mímica facial excessiva por cerca de 24 horas.

Mas, se o paciente precisar, pode sair direto para sua atividade profissional sem a máscara, desde que evite rir e falar em demasia. Ao final de dois a três dias, os pontos de entrada e saída da cânula estão cicatrizados e imperceptíveis. Para otimizar o resultado do tratamento, durante os primeiros 15 dias pós-lifting deve-se evitar:

  • Alimentos de difícil mastigação.

  • Movimentos faciais intensos (minimizar mímica facial).

  • Tratamento dentário.

  • Mascar chicletes.

  • Exposição solar (somente após 30 dias).

  • Exercícios físicos (sobretudo musculação - após 30 dias).

voltar ao topo da página



COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?

O pós-operatório é totalmente descomplicado, sem incômodos ou dores, e permite grande liberdade de ação. Confira o que você deve fazer:

  • 2 primeiros dias: aplicar compressas geladas (por 20 minutos - de 2 em 2 horas).

  • Antiinflamatório prescrito (durante 5 dias - um ao dia).

  • Antibiótico prescrito (durante 5 dias - de 8 em 8 horas).

  • Máscara de micropore: retirar após 24 horas.

  • Fotos de controle: aos 30 dias e aos 4 meses após o procedimento.

  • Uso de filtro solar com FPS alto.

voltar ao topo da página



HÁ MÉDICOS QUE RECOMENDAM HIDRATANTES E CREME UP-LIFTING NO PÓS-OPERATÓRIO. QUAL A RAZÃO?

Como o implante estimula a produção de colágeno e de elastina, melhora a circulação e potencializa a nutrição dos tecidos faciais, a pele volta a ganhar viço e frescor, especialmente nos trajetos percorridos pela malha de Fios Russos Beramendi.

Recomenda-se o uso de cremes com elementos esfoliantes, clareadores e hidratantes para uniformizar a textura e a coloração da pele remoçada. O rosto mais jovem recupera, assim, uma pele também mais jovem.

voltar ao topo da página



POSSO FAZER PEELING APÓS O LIFTING COM FIO?

Como a malha de fios fica profundamente implantada na camada de gordura supra-SMAS, nenhum tipo de peeling pode atingi-la. Por isso, peelings químicos, com cristais e a laser podem ser realizados após 30 dias do procedimento lifting.

voltar ao topo da página



QUANDO POSSO REINICIAR OS TRATAMENTOS DE PELE E MAQUILAGEM?

  • Drenagem linfática - Massagem suave após o 15º dia da implantação dos fios - tempo mínimo necessário para não interferir no processo de encapsulamento d fio com colágeno e elastina. A massagem deve ser realizada de baixo para cima e do centro para a região facial posterior para coadjuvar o processo de elevação dos tecidos pelo fio (ação antigravidade).

  • Limpeza de pele e eletroestimulação facial - Após 30 dias (pressão leve a moderada).

  • Cremes à base de ácidos despigmentantes - Indicados para homogeneizar epiderme e derma, quando indicados pelo cirurgião.

  • Maquilagem - Após 1 semana.

voltar ao topo da página